Você está visualizando atualmente 13 – O sétimo dia da criação
<span class="bsf-rt-reading-time"><span class="bsf-rt-display-label" prefix="Tempo de leitura estimado em"></span> <span class="bsf-rt-display-time" reading_time="5"></span> <span class="bsf-rt-display-postfix" postfix="minutos"></span></span><!-- .bsf-rt-reading-time -->

13 – O sétimo dia da criação

 Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.”   (Gênesis 2.1-3)

O estudo a respeito do sétimo dia é interessante, pois vemos nele a conclusão de toda a obra criacionista e o descanso de Deus. Descanso de Deus? E, por acaso, Deus se cansa? Esse é o assunto que iremos abordar em poucas palavras acerca dessa colocação.

Inicialmente, veremos por que foi escrito o livro do Gênesis e para quem foi escrito. Embora, esse livro sirva para todos os povos de todas as épocas, o livro de Gênesis foi escrito para os israelitas que haviam acabado de sair do cativeiro egípcio. Durante os últimos anos do povo de Isael no Egito, os seus dias foram de tremenda escravidão. Por isso, Deus começa a revelar a Moisés, em poucas palavras como se deu a criação dos céus e da Terra, bem como de todos os animais e do homem. O propósito de trazer esse conhecimento para os israelitas foi para mostrá-los de que o Deus que eles estavam servindo era maior do que todos os deuses egípcios. Enquanto os egípcios adoravam às diversas divindades, inclusive, tinham medo de muitas delas, Moisés mostra que o Deus de Israel era superior a todas elas, inclusive, foi Ele quem criou todas as coisas que há nos céus e na Terra.

Por que é mencionado que Deus criou todas as coisas em seis dias e no sétimo dia Ele descansou? Já estava no plano de Deus ter um povo especial seu, que servisse de referência para todas as nações de que havia um Deus único e que a humanidade deveria se voltar para Ele. Sendo assim, Deus estipulou para os israelitas que eles deveriam trabalhar durante seis dias e, no sétimo dia, deveriam descansar, assim como Ele descansou de sua obra. Deus não se cansa, pois ele não é homem, nem tem corpo corruptível sujeito ao cansaço. Deus é espírito. Se Ele se cansasse deixaria de ser Deus. Algumas vezes, Deus se utiliza de uma linguagem humana para se fazer entender pelos homens.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” (Isaías 40.28,29)

Com que propósito Moisés faz questão de mencionar no livro de Gênesis esse descanso de Deus? Quando o povo estava escravo no Egito, eles não tinham nenhum dia de descanso, pois escravo não tem direito, somente obrigações. Como eles estavam indo rumo à terra prometida, Deus lhes mostra que eles deveriam trabalhar durante seis dias e deveriam descansar no sétimo dia, a fim de que pudessem relaxar, cuidar da família e prestar adoração a Deus. Se não fosse imposta essa condição, o povo iria continuar na mesma labuta como faziam no Egito.

“Lembra- te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20.8-11)

Deus sempre esteve atento às necessidade e ao bem estar do homem, por isso Ele se preocupou até com o dia de descanso do homem. Note que Jesus mencionou que o homem não foi feito por causa do sábado (dia do descanso) e sim, o contrário.

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2.27)

Vemos nos nossos dias, pessoas que procuram trabalhar de domingo a domingo e isso tem lhes trazido grandes problemas emocionais e de saúde física, pois é necessário haver um dia de descanso. Nesse dia de descanso, o homem deve curtir a família e adorar a Deus. Para uns, o dia do repouso é no sábado, porém, para outros é no domingo. O importante é ter o seu dia de descanso.

Deus não se cansa, não descansa e nem tira férias de cuidar de tudo o que Ele criou. Ele sempre está disponível a todo o instante para nos guardar, ajudar, fortalecer, suprir as nossas necessidades e nos livrar dos perigos do mundo. 

“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5.17)

Precisamos ser gratos a Deus, porque Ele nos criou e pensou em todas as nossas necessidades. Nós, muitas vezes, não valorizamos o que Ele faz por nós. Inclusive, até um descanso eterno, Deus já preparou para todos aqueles que permanecerem fiéis a Ele até o fim.

“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus… Procuremos, pois entrar naquele repouso, para que ninguém caia  no mesmo exemplo de desobediência.” (Hebreu 4.9,11)

Deus não dorme nem descansa.

“Eis que não cochilará nem dormirá o guarda de Israel.” (Salmos 121.4)

Eliezer Guedes – Pastor e professor na Assembleia de Deus em Águas Claras – Brasília – DF.      Email: eliezersguedes@gmail.com

Este post tem 3 comentários

  1. Rafael

    Muito bom o estudo, o sábado é uma referencia a necessidade que o homem tem de Deus e que precisa separa um momento para dedicar ao relacionamento, louvor e adoração ao Eterno. Uns fazem no sábado, outros no domingo, mas o que importa mesmo é tirar o DIA DO SENHOR!

  2. Pr Jonatas

    Parabéns mais uma vez pela excelente obra. Saber o propósito de Deus em tudo quê criou e até mesmo no dia de descanso é importante para o entendimento de que nada é por acaso. Servimos a um Deus que cuida de nós nos mínimos detalhes e isso é maravilhoso. Que o Senhor te abençoe, meu caro pastor Eliezer!

  3. Pr Jonatas

    Parabéns pela excelente obra! Saber o propósito de Deus em tudo quê criou e até mesmo no dia de descanso é importante para o entendimento de que nada é por acaso. Servimos a um Deus que cuida de nós nos mínimos detalhes e isso é maravilhoso. Que o Senhor te abençoe, meu caro pastor Eliezer!

Deixe um comentário