Você está visualizando atualmente 2 – A criação dos seres angelicais
<span class="bsf-rt-reading-time"><span class="bsf-rt-display-label" prefix="Tempo de leitura estimado em"></span> <span class="bsf-rt-display-time" reading_time="5"></span> <span class="bsf-rt-display-postfix" postfix="minutos"></span></span><!-- .bsf-rt-reading-time -->

2 – A criação dos seres angelicais

É muito comum, em nossos dias, vermos pessoas que não acreditam na existência dos seres angelicais. Outros acham que todos eles pertencem a uma mesma classe e que tem os mesmos poderes e autoridades. Embora no livro aos Hebreus esteja escrito que os anjos são “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14), eles não foram criados inicialmente para servir em favor da igreja, pois eles foram as primeiras coisas que Deus criou, muito antes da criação dos mundos e do homem.

          Quando lemos no livro de Jó, podemos ver que Deus, quando criou os mundos, os seus anjos estavam presentes nesse maravilhoso evento.

Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

Jó 38.6,7

          Todas as coisas foram criadas por Deus, para Deus e para a glória de Deus. Sendo assim, os anjos foram criados para adorarem a Deus perante a sua face. Eles são seres espirituais sem corpo e detêm santidade, inteligência e senso moral. Na Bíblia, eles sempre aparecem como representantes do mundo espiritual e trazem para o nosso mundo físico mensagens ou juízos de Deus sobre os homens.

          Ao longo da Bíblia, vemos os anjos serem submissos à vontade de Deus e cumprindo aquilo que lhes é determinado. São seres com capacidade de deslocamento incrível, pois não estão sujeitos ao espaço físico material. Eles podem ir do céu à terra e da terra ao céu em segundos.

          O número dos anjos é o mesmo desde a sua criação, pois eles não se reproduzem. Diante dos homens, eles são infinitos, porém a Bíblia nos dá conta de que há um número limitado diante de Deus, isto é, eles são milhares de milhares e milhões de milhões.

“E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares.

Apocalipse 5:11

            Tanto o Velho quanto o Novo Testamento comprovam a existência dos anjos, conforme os versículos abaixo:

(Hb 1.14) – “mensageiros de Deus”, “ministros aos herdeiros da salvação”;
(Jó 38.6,7) – Os anjos estavam presentes na obra da criação do mundo físico;

(Hb 2.2) – Estavam presentes quando Moisés recebeu de Deus as tábuas da Lei;

(Lc 2.13) – Estavam presentes no nascimento de Jesus;

(Mt 4.11) – Foram servir ao Senhor Jesus no deserto da tentação;

(Mt 28.2; Lc 24.4,5) – Estavam presentes na ressurreição de Cristo; e

(At 1.10) – Estavam presentes na ascensão de Cristo.

Os anjos são seres detentores de muito poder e autoridade:

Is 37.36 – Um anjo matou cento e oitenta e cinco mil soldados;

Gn 19.10,11 – Dois anjos ferem de cegueira uma multidão de homens;

At 12.7-10 – O anjo liberta Pedro da prisão.

Os anjos podem tomar a forma humana:

Gn 19.1 – Dois anjos aparecem a Ló;

Js 5.13 – Um anjo aparece a Josué.

Os anjos têm personalidade e não gostam de serem contrariados ou postos em dúvida:

Gn 18.10-15 – O anjo repreende Sara por duvidar de sua palavra;

Lc 1.20 – O anjo deixa Zacarias mudo, porque não creu em sua palavra.

Embora o homem seja a coroa da criação de Deus nos seis dias, porém ele é inferior aos anjos. (Hb 2.7)

Os anjos são dotados de livre arbítrio e podem decidir seguir ou não a Deus, conforme vemos em Ez 28.14,14, quando Satanás (que era o Querubim ungido) se rebelou contra Deus. Em Ap 12.4, lemos que a terça parte dos anjos aderiram à rebelião de Satanás.

Antes de Deus criar todas as coisas materiais, Ele criou os seres angelicais para a sua adoração e glorificação. Nesse sentido, Deus criou os anjos e os fez em classes distintas, com propósitos específicos, dando-lhes poder e autoridade de uns sobre os outros.

Dessa forma, existem, então, as classes dos seres angelicais, as quais serão enumeradas:

1 – Os anjos, que são mensageiros de Deus;

2 – O Arcanjo, que é guerreiro (cujo significado é: ARC= principal  e anjo: mensageiro). Logo, ele é o anjo principal e a  Bíblia  só  fala  de  um arcanjo que é Miguel;

3 – Os Serafins, que louvam a Deus continuamente; e

4 – Os Querubins, que guardam a santidade de Deus, ou seja, estão sempre diante de Deus e, são os que prestam honra a Ele. Estes estão na mais alta classe dos seres angelicais.

Todos os seres angelicais foram criados no princípio, quando Deus criou os céus (Gn 1.1), porém, ainda no ambiente celestial, o querubim que detinha o governo e autoridade sobre todos os demais seres angelicais rebelou-se contra Deus e tentou insurgir-se contra o seus criador. (Ez 28.16,17; Is 14.13-15)

Aquele querubim, além de rebelar-se contra Deus, ainda induziu a terça parte dos seres celestiais a aderirem à sua rebelião, o que lhes custou a sua expulsão da presença de Deus. (Ap 12.4)

Sendo assim, as primeiras coisas que Deus fez no processo da criação foram os seres angelicais e, passado algum tempo, Deus criou os mundos que existem em todo o universo e esses seres angelicais se rejubilavam quando Deus os fazia.

“Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?”

Jó 38:4-7

O estudo completo pode ser obtido no livro A idade do homem na terraAdquira já!

Eliezer Guedes – Pastor e professor na Assembleia de Deus em Águas Claras -Brasília-DF Email: eliezersguedes@gmail.com

Este post tem um comentário

  1. Victor Simataa

    Muito bom.

Deixe um comentário